segunda-feira, 22 de setembro de 2014

#filmedelivro 1 - O Doador de Memórias

Todos nós sabemos que em time que está ganhando não se mexe e a regra em Hollywood não é muito diferente pois, com o sucesso das sagas Divergente e Jogos Vorazes era apenas uma questão de tempo pra que mais alguma distopia exótica pipocasse no cinema.
Em primeiro lugar gostaria de deixar claro que não li o livro e não posso traçar muitas comparações, fui assistir com um pouco de remorso por causa disso,Pois eu quase sempre costumo ler o livro antes de assistir o filme.
Não me arrependo muito de ter ido antes gostei muito de alguns elementos do filme e fiquei até curioso de saber como alguns elementos visuais do filme foram inseridos no livro. Não me entendam errado eu sei o que veio antes mas é apenas que O doador de memórias é um filme muito visual e eu tenho dificuldade de imaginar que ele teria o mesmo impacto sendo lido.
A direção e a fotografia do filme são impecáveis e o lance das cores é inteligente e inovador capaz de extrair do espectador muito mais do que se espera de um livro infanto-juvenil, as atuações estão na média pois embora o ator principal esteja muito bem e os outros personagens flutuem ao seu redor e nem mesmo Meryl Streep conseguiu se destacar. Nem ao menos conseguimos entender muito sobre a sua personagem ou suas motivações e isso nos deixa confusos o que torna o final do filme muito menos interessante do que poderia ser.
Pesquisando um pouco descobri que o livro faz parte de um quarteto sendo eles:

The Giver (O Doador - Renomeado depois de O Doador de Memórias por causa do filme)

Gathering Blue (O coletar do Azul)

Messenger (Mensageiro)

Son (Filho)

Destes livros apenas o primeiro foi publicado no Brasil mas a dinâmica (sem spoilers) é a seguinte

Primeiro livro acontece
Segundo livro acontece
Terceiro livro liga de forma mais efetiva o primeiro e segundo livros de forma a dar mais sequencialidade e bom senso á história
Quarto livro termina a história

Pelo que li na internet o final do filme não é muito diferente do filme embora o final do livro seja ligeiramente mais triste e mais aberto, o roteirista do filme preferiu jogar em campo conhecido dando um final feliz talvez temendo que uma sequência nunca existiria.
Ah o final foi como se sentir roubado literalmente, e como dar uma grande mordida em um salgado e descobrir que não tem recheio fiquei muito dividido nele. Em um primeiro momento não gostei depois pensei um pouco e refleti e percebi que tinha lá o seu charme inacabado, e estou concluindo a um meio termo: a ideia do final eh 100% anti-climática ou seja um grande exemplo de que o que funciona em livros nem sempre funciona em filmes por isso o diretor tem que sempre tomar muito cuidado com aquilo que converte de um meio para outro.
O doador de memórias não é um filme ruim, também não é um filme maravilhoso é um filme diferente que pode gerar discussões interessantes e só por isso já deveria ser considerado especial de alguma forma.

Sendo assim o filme leva 3/5 Paradoxos

E você já leu O Doador/O Doador de Memórias ? o que achou do final do filme? concorda comigo deixe seus comentários aí embaixo !

Abraços Paradoxais, Gus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário