segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Resenha #1 A história sem fim - Michael Ende

Edição Atual

Primeira edição brasileira

Minha edição favorita
Pensei muito sobre que livro eu falaria na minha primeira resenha e não deu outra A História sem fim de Michael Ende é de longe o meu livro favorito e é ótimo pra eu resenhar primeiro bom pra início de conversa vamos contextualizar algumas coisas o livro pertence á literatura alemã e está cheio de referencias (muitas vezes alteradas ao bom gosto do autor) ao folclore e lendas populares alemãs eu pude constatar por exemplo que os trolls presentes na história são idênticos aos que vi quando passei pela noruega (quando trabalhava em um navio de cruzeiro)
O livro tem muitas particularidades que fazem dele um livro único e na minha opinião um clássico mas antes de entrar nesses detalhes técnicos vamos á história, O protagonista Bastian Baltazar Bux é um menino gordo que não possui absolutamente nada de especial além de não ser inteligente não é popular perdeu sua mãe e seu pai não lidou muito bem com isso e pra completar ele repetiu de ano o que o torna um desastre ainda maior então pra se entender melhor Bastian não tem realmente nada de especial ele não é corajoso não matou o Voldemort ou virou o símbolo de uma revolução com o símbolo de um pássaro e isso o torna muito mais palpável e interessante do que você pode imaginar porque esse seu perfil é muito importante pro desenvolvimento da história.
Continuando um dia bastian encontra um livro em uma livraria chamado adivinhem A História sem fim e sem dinheiro para comprá-lo decide roubá-lo e decide matar aula para ler o mesmo pois sua unica paixão são os livros e ele faz isso no sótão da escola para lê-lo a partir disso é spoiler e eu não dou spoiler sorry !
Vamos agora ás excentricidades do livro :
1º As letras do livro são impressas em duas cores cobre (quando Bastian esta no mundo "real") e verde esmeralda (quando Bastian está lendo a história sem fim) só isso já deixa o livro muito mais bonito e interessante.

2º  Cada capítulo da história sem fim começa com uma letra do alfabeto então o primeiro começa com A o segundo com B e assim por diante ... Ah e eles não deixam W e Y pra tras nem na edição brasileira
A grande dinâmica do livro é perceber o que o Bastiam tanto procura e eu acho o final uma das coisas mais bonitas e poéticas já escritas na face da terra em alguns momentos Bastiam é neutro demais e você não sabe o que sentir mas tem momentos que você quer que ele morra uma coisa eu posso dizer é impossível ficar indiferente a ele e se ele não fosse um personagem tão palpável como é talvez o livro se daria de uma forma completamente diferente.
 Amo os personagens, amo a forma como é escrito, amo os finais não finais(quem ler vai saber),amo a parte visual do livro é um livro que eu trabalharia na escola pra ensinar muita coisa ... não existem palavras pra descrever o quando eu gosto desse livro .
O filme é uma droga não apenas pelas liberdades com as histórias que são perdoáveis mas também por terem destruído o carro chefe da história que é o personagem principal colocando-o como um coitadinho mongo e totalmente idiota .
OK, se você não leu este livro ainda VOCÊ TEM QUE LER !!!!
Minha nota final com vocês devem imaginar é :  5/5 paradoxos

Comentem a opinião de vocês sobre o Livro estou muito curioso pra saber o que acham dele !

Abraços Paradoxais, Gus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário