terça-feira, 26 de agosto de 2014

Resenha #2 Série Jogos Vorazes - Suzanne Collins



Olá pessoal! hoje eu vou falar sobre a adorada série Jogos Vorazes Da escritora Suzanne Collins, irei avaliar os três individualmente e a série como um todo. As distopias estão na moda como nunca as elas não são novidade nenhuma e sempre caem no gosto do público jovem-adulto. Pra quem não sabe uma distopia é uma história que se passa em um futuro apocalíptico em que normalmente temos um protagonista que não acredita na sociedade ou na liderança da mesma e decide lutar para propagar uma nova forma de pensar ás vezes isso vem naturalmente ao personagem (série divergente), ás vezes ele descobre no caminho (série feios), e por vezes é forçado (caso de jogos vorazes)
Gostaria de dizer de início que amo a série e valorizo seus méritos e os temas que quer abordar ela está bem longe de ser a distopia que mais me encantou mas ainda assim está entre os livros que eu levaria pra uma ilha deserta. É claro que resenhando os livros vocês vão entender melhor.

Jogos Vorazes: Neste primeiro volume somos inseridos em um futuro apocalíptico de tristeza e pobreza e inserida nessa dinâmica temos Katniss Everdeen nossa protagonista que não tem nem um pouco de mimimi ela foge de seu distrito de tempos em tempos para caçar e poder colocar um pouco mais de comida no prato de sua família a terra de Katniss chamada de Panem é dividida em 13 distritos e um Capitol a capital de panem. cada distrito é responsável pelas mais diferentes tarefas e servem a capital com seu propósito único  porém em uma revolta do passado o distrito treze se voltou contra capital e foi destruído como lembrete de que a união dos distritos é a única forma de sobrevivência e paz em panem, e mais : pra lembrar os distritos disso tudo foram criados os jogos vorazes  em que um casal de jovens de cada distrito deve disputar em uma arena até que apenas um sobreviva - a história se desenvolve de forma que Katniss entra nos jogos como é preparada e como o jogo se dá. Gostei muito desse livro achei que os conflitos existentes na personagem são muito relacionáveis e a história poderia muito bem ser algo completamente contemporâneo, também gosto de sentir uma crítica política para variar nas entrelinhas e embora não tenhamos muito sobre o presidente Snow neste primeiro volume temos uma boa base para saber quem ele é. O romance é frouxo e artificial eu quero dizer porque Peeta se apaixonaria por alguém como Katnisss e mesmo se isso acontecesse porque não se aproximar dela antes ? eu acho que a história teria se saído melhor sem esse elemento - eu sei que o romance é um elemento importante pros próximos livros mas poderiam ter surgido lá porquê a paixão que surge aqui é forçada e circunstancial beirando o piegas do tipo - Oh meu deus apenas um pode sobreviver então mesmo que os dois sobrevivam um terá que matar o outro ... não me entendam mal - amo o Peeta ele é de longe o meu personagem favorito da série toda mas negar que ele poderia ser melhor trabalhado no primeiro livro é impossível ainda mais vendo como ele é profundo e interessante nos volumes seguintes.

Em Chamas: Aqui realmente começa a chama da revolução após vencer os jogos vorazes Katniss retorna ao seu distrito rica e vivendo uma mentira com Peeta tentando enganar os olhos da capital que estão por todos os lados e bloquear o ciúme de seu amigo de infância que ela realmente ama - neste livro Katniss é inserida em um novo jogo feito apenas de campeões e tem de sobreviver mais uma vez a situações adversas tudo culminando em um final bem surpreendente. Este é o meu livro favorito da série não porque os outros sejam ruins mas porque este é muito bom, embora tenhamos muitos novos personagens a autora se preocupa em aprofundar muitos personagens dos livros anteriores inclusive alguns que não tiveram a oportunidade no primeiro livro e isso torna o livro muito interessante. Em geral Em Chamas é muito melhor que seu predecessor tem uma história melhor, personagens mais bem definidos um vilão mais bem definido, e um final que não deixa nada a desejar na minha opinião quando fui ler o próximo estava animado porque achei que a autora talvez fosse se superar de novo e escrever um livro ainda melhor mas infelizmente ... 

A Esperança : Neste livro NÃO temos outro jogo temos guerra literalmente guerra mesmo pessoas morrendo e pessoas ficando paralíticas nem vou me dar o trabalho de resumir a história porque daria spoiler demais mas também não tem muito a mais que eu poderia dizer, afinal a história gira toda em torno da guerra em panem e o livro tem um tom completamente diferente e por mais que eu entenda a seriedade da situação em que os personagens estão inseridos achei a linguagem estranha e desconexa em alguns momentos. É claro que o livro tem os seus momentos de brilhar em uma cena aqui e outra ali e algumas conversas filosóficas fantásticas, incluindo o ato pré-final de Katniss que pode gerar toda uma discussão sobre a série desde o começo. mas pra mim o que sustenta um romance é uma boa história eu tenho certeza em meu coração que A Esperança só foi lido até o final porque veio de uma sequência de livros fantástica os poucos elementos legais do livro não o sustentam então não eu não gostei dele o tom é muito diferente do que eu estava esperando não de uma maneira positiva não se tem mais aprofundamento de personagens e isso no maior e mais enfadonho livro da série  resumindo : antes que jogos vorazes terminasse com o final aberto de em chamas eu estaria muito mais feliz assim  e  eu NEM VOU RESENHAR O ÚLTIMO CAPÍTULO DE A ESPERANÇA PORQUE AQUILO DEVERIA SER CONSIDERADO UMA VERGONHA PRA ALGUÉM QUE ESCREVEU LIVROS TÃO BONS... MAS ENFIM...

Sobre os filmes
Eu não gostei da primeira adaptação achei que o estilo de câmera caseiro e o fato de eu estar com o livro bem fresco na minha cabeça não me deixaram apreciar o filme em toda sua glória mas hoje em dia eu o vejo como um filme ok e não entra no meu hall das piores adaptações já feitas (sim eu estou olhando pra você Percy Jackson, e Cidade dos ossos!!!) acho que olhando agora um tempo depois posso ver que eles captaram a essência do primeiro livro mesmo que aos trancos e barrancos e um orçamento definitivamente abaixo do que se espera em filmes deste porte .
Tudo isso foi acertado na versão cinematográfica de “Em chamas” estava muito preocupado porquê é o meu livro preferido mas saí tranquilo do cinema pois tudo desde a produção e o roteiro foram primorosos.
E agora aguardo a esperança ... talvez eles me façam ver um lado da história visualmente que não consegui lendo embora eu ache difícil porque o cinema costuma realçar as emoções de um livro então a tendência é que seja pior né ?

Sendo assim em não posso dar nota máxima e a série de livros leva 4/5 paradoxos

E vocês pessoal o que acham da série e do seu final gostaram? deixem seus comentários estou curioso!

Abraços Paradoxais, Gus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário